Wacken Open Air: Eu Quero Ir!


Esse é o meu sonho de consumo: ir ao Wacken Open Air (WOA), o maior festival de Heavy Metal do Mundo!!! Quinta Feira começa essa maratona musical que atrai gente do mundo todo: leia as linhas abaixo que contam a história desse evento e descubra que o Rock In Rio é fichinha perto dele...

O Wacken Open Air acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto na cidade de Wacken (Alemanha). Segundo o release o W:O:A é “um dos mais importantes eventos musicais ao ar livre do mundo, realizado sempre durante o verão europeu. Tomam parte do evento cerca de noventa bandas em três dias de shows, com apresentações distribuídas em três palcos simultaneamente. A crescente audiência, que chega a ter uma média superior a 50 mil pessoas, é composta por visitantes de todos os continentes”.

A primeira edição ocorreu em 1990, quando era apenas um pequeno festival para bandas locais, com capacidade para pouco mais de 1000 pessoas. Os anos passaram, o evento cresceu, e em 1998 tornou-se o maior evento no calendário metálico europeu e teve mais de 70 bandas de toda a Europa, América do Norte e Austrália. Em 2006 o festival teve seus ingressos esgotados pela primeira vez em 17 anos, o que confirma o fato do nome Wacken Open Air ter se tornado sinônimo de heavy metal.

A estrutura do evento fornece aos headbangers tudo o precisam: estacionamento, “camping” (inclusive uma área para deficientes físicos), segurança, bombeiros, postos médicos, banheiros químicos e chuveiros, comidas e bebidas diversas, merchandise oficial do festival e das bandas, além de outros tipos de “souvenirs”. Há um campo de futebol para quem quiser bater uma bolinha e até um karaokê, que rola no “Headbanger’s Ballroom” e é diversão garantida para quem se arrisca com o microfone.

O Wacken Open Air também possui uma área para o “Meet and Greet”, onde são realizados, diariamente, encontros das bandas com seus fãs, que têm a oportunidade de pegar autógrafos, tirar fotos e bater um papo com seus músicos favoritos.
Há quatro palcos para shows no Wacken: o “Black Metal Stage”, o “True Metal Stage” e o “Party Stage” são os maiores, onde acontecem os principais shows do festival, enquanto que o “W.E.T. Stage” recebe as bandas mais underground e também o “Metal Battle”, uma competição onde bandas de diversos paises (inclusive do Brasil) concorrem a um contrato com a Armageddon Music, do grupo ICS-WOA. Todos os palcos têm shows a partir das 11 horas da manhã e, dessa forma, sempre há uma banda para se assistir, já que a programação é seguida à risca: enquanto um show termina, outro já está começando, além daqueles que acontecem no mesmo horário e em palcos diferentes. Dessa forma, não faltam opções aos presentes.

Em 1990, foram 800 pessoas. Em 2006, foram 62 mil! Os números provam que o Wacken é um festivais mais aguardados tanto pelo público, pelas bandas e pela mídia especializada. E sem dúvida, hoje ocupa a lacuna deixada pelo tradicional Monsters of Rock nos anos 80 e 90. O Wacken Open Air reúne o que há de melhor do heavy metal: grandes bandas (em quantidade e qualidade), ótimo público e acima de tudo, a diversão que todos procuram num festival.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINAF - Marketing do Além

"Assim como são as Pessoas, são as Criaturas"

Classic Movies: "A NEGOCIAÇÃO" ("The Negotiator")