quarta-feira, 18 de julho de 2007

O Acidente da TAM e o "Orgulho de ser Brasileiro"

Novamente perdemos mais vidas, mais uma vez num acidente estúpido, mais uma vez por negligência. Mais uma situação em que, mesmo com a pior das penas, não se traz a vida de volta. Mais uma vez em que acontece o que todo mundo (leia-se "autoridades") sabia que ia acontecer, principalmente porque na véspera, outro acidente aconteceu, apesar da ínfima proporção frente a esse.

Sabe o que isso me faz lembrar? Da manchete que vi estampada em letras garrafais em um jornal no dia seguinte a consquista da Copa América pela seleção brasileira de futebol: "Orgulho de ser Brasileiro!". Se por tudo que nós passamos até agora, eu nunca achei que tivéssemos motivos para fazer isso, que dirá agora. Como ter orgulho de ser brasileiro com autoridades que deixam uma situação ser tão duradoura, chegando ao ponto de ser batizada de "Apagão Aéreo"? Isso sem contar a opinião "bem-humorada" de dois ministros sobre o assunto (o já famoso "relaxa e goza" da ministra Marta Suplicy e a brilhante dedução do ministro Guido Mantega sobre tudo ser fruto do bom momento do economia, com mais passageiros andando de avião) Como pode estarmos vivendo com isso já há quase 1 ano (exatos 10 meses, com início no acidente da Gol)? Muito foi prometido, mas nada foi feito. Continuamos a merce de um governo que não governa, que não regula, não controla o que deve se-lo. Ainda é incrível que estejamos vivendo tempos em que apenas uma parte da população enxerga o que realmente acontece, percebendo que o Lula e esse governo - quadrilha sabe de tudo, menos dirigir uma nação. As últimas notícias dizem que virão por aí medidas energicas: mas só agora? E as vidas que se foram?

Cada vez mais estou desapontado com este país e os rumos que as coisas estão tomando, ou melhor, já tomaram. Infelizmente, não acredito que um dia isso venha a melhorar. Chegamos a um ponto de estagnação moral, ética, social, coletiva, organizacional que não acredito ser passível de recuperação. É como se precisássemos redescobrir, repovoar e eveoluir novamente, de modo que conseguissimos nos tornar uma nação de verdade, e daí ter orgulho dela. Hoje, tenho vergonha de ser brasileiro...

Nesse meio tempo, alguém aí viu o Renan Calheiros? E o irmão do Lula? Os agressores da empregada? Os responsáveis pelo desabamento do metrô de SP?
(...)

Nenhum comentário: