segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mídia Sensacionalista x Informação Certa

Ontem, quase sem querer (parafraseandro Renato Russo), liguei o rádio e coloquei na Paradiso FM. Essa rádio é muito boa pois toca música tranquila - mas não necessariamente antiga - o que torna muito agradável sua audição, com músicas recentes e sem muita repetição. Entretanto, estava começando um programa chamado Trip Paradiso, apresentando por um tal de Paulo Lima, que ontem entrevistou o Jean Franco Beting, especialista em aviação e filho do renomado jornalista Joelmir Beting. Como o cara é especialista em aviação (escreveu livros explicando a causa de diversos acidentes aéreos no mundo), obviamente 80% da conversa girou em torno do acidente da TAM. Incrivelmente, o cara contradisse tudo que a mídia sensacionalista falou até agora sobre o assunto.

Basicamente, ninguém tem condição de dizer de quem foi a culpa ou que falhou no momento do pouso: tudo não passa de especulação e sensacionalismo. É necessário aguardar a análise das caixas pretas, e não colocar dezenas de entendidos na TV dando prognósticos ou permitir que deputados que não entendem nada do assunto deem pareceres sem o menor embasamento. O cara também falou que o caos aéreo é fruto não de uma situação recente, mas do aumento do número de passageiros, cias aéreas e da ineficiência dos governos passados e atual em fornecer a devida infraestrutura de aeroportos e controles frente a esta demanda. Outro ponto muito interessante foi falado sobre Congonhas: o aeroporto existe desde a década de 30 e, baseado nisto, ele afirmou que não é Congonhas que está no lugar errado, mas a cidade que se formou em torno dele. Posto isso, é incoerente que associações de moradores agora se levantem contra o aeroporto, pedindo seu fechamento por conta da tragédia. Segundo ele, "Se você aceita morar em um cortiço, como pode reclamar do mau cheiro?". Entretanto, em nenhum momento ele desvinculou o ocorrido com a inoperância do Governo (Lula e anteriores a ele).

Achei interessante a entrevista pois ela teve o aspecto mais realista e menos sensacionalista do que vem sendo feito, mesmo porque a imprensa massifica, massifica e depois esquece. Por consequência, o povo também. Isso sem falar nos alvos errados que são atingidos...Seria muito bom termos acesso a este tipo de informação mais regularmente, e não ficarmos a mercê do que a mídia achar melhor ou não divulgar. O mais engraçado é algo desse tipo vir do rádio, que a excessão do público de mais idade, não alcança uma abrangência tão grande quanto os outros meios de imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade!! Até hj eu não sei qual doi o desfecho dessa tragédia, quem foi o culpado, se as famílias tiveram o apoio necessário... Nada, apenas mais uma tragédia que a mídia deixou de divulgar e a população esqueceu... Triste