quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ainda dá Tempo para Salvar o Mundo?

Já estou para falar deste assunto há algum tempo, por dois motivos: estou tendo isso na Faculdade e também porque se fala disso hoje como se nunca falou. Talvez seja por isso mesmo que se fale tanto disso hoje: como nunca ninguém se preocupou, as coisas chegaram ao ponto que em que estão, com o meio ambiente em colapso. Na faculdade, vejo isso através de Marketing Ambiental ou Verde (sim, isso existe!), onde observamos as perspectivas de negócio através do impacto ambiental. Basicamente, tudo gira em torno de consumo sustentável, que é controlar a produção e consumo nos dias de hoje com olhos no futuro, preservando esse consumo também para as gerações futuras. Para isso, uma série de mudanças são necessárias, de modo que não esgotemos nossos recursos naturais, deixando a pé nossos filhos, netos, bisnetos e etc... E é aí que está o problema: já devíamos estar pensando nisso há muito tempo, e não só agora.
Mas o que significaria o consumo sustentável para nós, cidadãos comuns? Evitar desperdício de água, diminuição do consumo de energia elétrica, redução / triagem do lixo produzido (basta lembrar da pilha usada, das latas, das garrafas pet que todos nós jogamos fora juntos), usar menos o automóvel e etc. Ou seja, reduzir ou eliminar vícios da modernidade que nós usufruimos hoje 24 horas ao dia. Será que é possível? Nesse ponto, esbarramos no problema da informação e consciência. Por exemplo: para o cara utilizar menos o carro, ele precisa saber que a gasolina que ele está usando é um derivado do petróleo, cujas reservas mundiais já caminham para o esgotamento. Além disso, ele precisa saber que a queima do combustível do seu carro produz aumenta os níveis de Carbono na atmosfera, afetando a camada de Ozônio, acelerando o Efeito Estufa, que consequentemente acarreta todos os desequilíbrios ambientais que vemos hoje, inclusive aqui no Brasil. Viram quanta informação? Com tudo isso, ele deve criar a consciência de que ele também é responsável pelos recursos naturais do planeta, e não só as grande empresas e indústrias...
Baseado nisso, vemos, aqui no Brasil e no mundo, várias frentes de ação pelo meio ambiente, visando a conscientização das nações. Obviamente muita coisa esbarra na politíca e no capitalismo, pois o desenvolvimento de qualquer país vai estar quase sempre ligado ao denegrimento do meio ambiente. Crescer economicamente, privando-se da poluição das industrias ou da extração de recursos naturais, é quase impossível. Impossível porque reduzir níveis de poluição ou então dosar a extração ou repor os recursos naturais custa dinheiro. Por isso, o Brasil não assinou o Protocolo de Kyoto (saiba mais aqui) porque alega que seus níveis de poluição até hoje são inferiores aos dos países desenvolvidos, tendo ainda direito a manter seu crescimento e seus níveis de poluição (?!?!?). Os EUA são os maiores poluidores mundiais, e também não assinaram o Protocolo porque países em Desenvolvimento como o Brasil não o fizeram.
Posto isso, podemos concluir que salvar o meio ambiente não será tão fácil, pois demanda criar consciência mundial, sobrepondo as barreiras políticas e econômicas. Pessoalmente, sou muito pessimista quanto a isso, e dou apenas uma razão para tal: para evitarmos os efeitos na natureza com relação ao aquecimento global, precisariamos ter HOJE uma diminuição em 50%, a nível mundial, das emissões de CO2 na atmosfera. Mentalizem: acabar com metade das fábricas, metades dos carros, metade das queimadas, isso no planeta todo... Sábado irei assistir ao documentário do Al Gore ("Uma Verdade Inconveniente"), que já me disseram ser bem pessimista. O problema é ele não ser pessimista, mas sim realista.

Nenhum comentário: