Miriam Leitão: "Auto Conspiração"

Texto extraído do Blog da Jornalista Miriam Leitão, do Jornal O Globo. Nesse texto, Miriam fala brilhantemente deste início de ano no governo Lula, sem CPMF mas com um monte de trapalhadas e equívocos. Serve muito bem para refletimos sobre o tipo de governo que temos, ou melhor dizendo, não temos:

Enviado por Míriam Leitão -
13.1.2008 22h35m

Panorama Econômico
Auto da conspiração

Leia a coluna Panorama Econômico publicada no jornal O Globo deste domingo:

Parece haver uma conspiração no governo Lula contra o governo Lula. O decreto de aumento de impostos divulgado no começo do ano travou o mercado de câmbio, teve que ser remendado, jogou o Itamaraty contra a Receita e foi um desastre de comunicação. Diante da ameaça de crise de energia, o governo responde com nomeações políticas.
Regras básicas do bom senso são desafiadas diariamente. Por exemplo: não se anuncia uma operação no mercado futuro de maldade, porque todos os potenciais atingidos vão se unir contra você. O governo anunciou, no primeiro dia útil do ano, que, em fevereiro, vai cortar gastos que atingiriam todos os poderes, as emendas de parlamentares, a contratação de funcionários e o reajuste do funcionalismo.
Obviamente aconteceu o que aconteceria: todos se uniram contra os cortes. Os parlamentares ameaçaram retaliação; os funcionários, greve; o Judiciário protestou. Já se sabe agora o que não será cortado, mas ainda não se sabe o que será cortado. Isso alimenta mais a pressão dos que não receberam ainda a promessa de estarem fora dos cortes. Um anúncio antecipado com alvos difusos faz com que todos se sintam ameaçados e formem uma coalizão contra as medidas. A resistência se fortalece. Elementar.
A resposta veio com o governo dizendo que 90% dos cortes serão no Executivo; poupando a maioria das emendas de parlamentares. O pior é que acabarão sendo poupadas as emendas clientelistas.
Diante da falta de clareza sobre os cortes, o presidente tentou ser mais específico:
— Vamos cortar na veia — avisou Lula.
Tomara que não! Dependendo da veia, morre-se em minutos. Recomenda-se ao presidente o uso dos clássicos — e seguros — "vamos cortar na carne" ou "vamos eliminar as gorduras". E que evite imagens tão sangüíneas e fatais.
O decreto de aumento de impostos foi uma trapalhada nunca antes vista neste país dos pacotes. Foi anunciado no primeiro dia útil de 2008; o decreto saiu 29 horas depois do anúncio; em menos de 24 horas já estava sendo corrigido com um outro decreto e ainda hoje cria confusão dentro e fora do governo.
O aumento do IOF no câmbio provocou um dia de paralisia no mercado financeiro. Ninguém entendia as regras. Uma delas seria cômica, não fosse séria: o decreto saiu publicado às 21h do dia 3, com o mercado já fechado, mas estabelecia que as regras teriam que valer inclusive para o dia 3. Esse foi um dos vários nós que travaram o mercado no dia 4 e obrigaram o governo a consertar tudo em novo decreto.
No texto, outra maluquice: a Receita aumentou, na prática, o imposto de importação de vários produtos, quebrando regras do Mercosul e da OMC. O Itamaraty protestou, e a Receita respondeu que eram salvaguardas. Ora, salvaguarda é um mecanismo usado em comércio internacional diante de situações bem específicas, e a OMC estabelece regras para a invocação desse direito. Não é assim, sem mais nem menos, quando dá na cabeça de um burocrata da Receita. O Itamaraty teve um certo trabalho para explicar esse óbvio aos colegas.
Mesmo sem erros tão crassos, o pacote já seria ruim por promover uma fratura exposta da palavra do presidente de que não aumentaria impostos. Para corrigir, o ministro Guido Mantega disse o que disse (que a promessa do presidente era datada, valia apenas até o dia 31). Tudo parece conspirar contra o governo; principalmente o governo mesmo.
O episódio energético da semana passada foi lamentável. Tudo começou quando o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, fez o sensato alerta que, diante das evidências de redução do volume de chuvas, era melhor se pensar num plano B, e não descartou a necessidade de um racionamento.
Como a boa técnica de gestão ensina, os cenários ruins são feitos para que se possa evitá-los com medidas tomadas em tempo hábil. O governo reagiu ofendido, como se Kelman fosse oposição, e não o que é: diretor de uma agência independente. O ministro Nelson Hubner disse que Kelman era uma voz isolada dentro da agência. Ora, o ministro não tem que ir procurar supostas contradições dentro da agência reguladora. E deveria se ofender mesmo é com quem pôs a palavra "interino" para ele carregar durante oito meses e agora o troca por um político que nada entende de energia.
Um conspirador não pensaria numa idéia melhor. Diante de uma ameaça de crise de energia, o plano para enfraquecer o governo é: negar a crise; declarar peremptoriamente que "não será feita campanha para economizar energia" como se "economia de energia" fosse algo ruim; trocar um ministro médio, eternamente interino, por outro pior, que antes de chegar avisa que, se houver problema, será culpa de quem o antecedeu. O detalhe é que o novo, que será oficialmente anunciado esta semana, Edison Lobão, é afilhado do mesmo senador José Sarney, que escolheu o anterior, Silas Rondeau. Não sendo erro bastante, o governo aceita a pressão do PMDB para ocupar todos os postos estratégicos na área de energia. Nada melhor para a oposição do que entregar a mãos fisiológicas e tecnicamente despreparadas uma área sensível quando há indícios de crise igual àquela que desmoralizou o governo anterior.
O ano mal começou e o governo já tem uma coleção extravagante de erros, frases mal colocadas, equívocos estratégicos. Este ano promete. Não percam os próximos capítulos da autoconspiração do governo Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Assim como são as Pessoas, são as Criaturas"

SINAF - Marketing do Além

Classic Movies: "A NEGOCIAÇÃO" ("The Negotiator")