terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

WWE - Luta Livre na TV




No meio do marasmo da nossa TV, felizmente de vez em quando surge algo para realmente divertir. Há pouco tempo o SBT passou a exibir, aos Sábados (16h), o programa da WWE (World Wrestling Entertainment), show semanal de luta livre americana que existe desde 1997 e é febre pelos lados de lá. Se não me falha a memória, antigamente passava um programa semelhante a esse (se não o mesmo), mas depois saiu do ar. Bom, se vc quer algo para rir e se divertir de verdade, então esse é programa. Mas aí vc pode pensar logo na violência e realismo dos vale-tudo, onde parece que não há limite para a brutalidade. Fique tranquilo: isso aqui é programa para toda a família, sem medo.

Como eu disse, trata-se de um show, onde tudo é milimetricamente calculado para parecer verdade, não passando de uma tremenda armação. A começar pelos lutadores (veja as fotos), que encarnam os mais variados personagens na expectativa de criar empatia com o público que assiste as lutas. Inclusive, alguns tem entradas tão espetaculares, quando chamados ao ringue, que muito show de rock não tem. Explosões, fogos, telões e jogo de luzes dão o clima do espetáculo, enquanto o atrativo principal não começa. Quanto aos lutadores e seus personagens, há de tudo: gigante, gordo, índio, coveiro ("The Undertaker", um dos mais legais), playboy, rapper e etc. Como tudo que envolve esporte americano, há uma superprodução e que certamente gera muita grana, inclusive em merchandising.



Mas e as lutas? Essas, são verdadeiras aula de aeróbica, com saltos e vôos espetaculares, golpes impressionante que, na vida real, derrubariam um cavalo (mas que lá simplesmente atordoam o adversário), provocações entre os lutadores dentro e fora do ringue, reações impressionantes após uma grande surra (onde um lutador miraculosamente se levanta e bate de volta tudo o que apanhou) e etc. As lutas são claramente ensaiadas, com os golpes atingindo (ou não) os lugares certos, de modo que ninguém se machuque e o espetáculo seja garantido. Além disso, as lutas sempre seguem o esquemão lutador bom x lutador mau, com o primeiro apanhando até dizer chega, sendo roubado direto pelo segundo e pelo juiz (que não interfere o que deveria), mas do nada ele se recupera e ganha brilhantemente, para delírio do público.

Apesar de tudo, o negócio todo é muito legal e bacana de se ver, pois é muito bem feito (alguns caras são realmente muito bons mesmo) e vc acaba quase acreditando naquilo tudo, tamanha a produção. E mais: sem perceber, já está até torcendo para alguém.


Nenhum comentário: