sexta-feira, 23 de maio de 2008

Aprendiz 5 - O Sócio (Episódio 6)


Antes de falar da edição de ontem, gostaria de esclarecer o conceito de Logística, que equivocadamente, para muitos, trata apenas de transporte e estoque. Basicamente, temos:

“Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, do fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria – prima até o ponto de consumo final, e do fluxo de informações inerentes ao processo, almejando níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.”

Fiz questão de fazer esclarecimento, além da costumeira confusão que se faz, por mais duas razões: 1) Estou vendo essa matéria na faculdade agora e ela é realmente muito complexa. 2) Para que vocês possam entender a grande quantidade de variáveis envolvidas e a dificuldade da prova.

A prova de Logística é uma das melhores do programa, simplesmente porque exige o máximo dos competidores em termos de método, planejamento, organização e trabalho em equipe, com um líder absurdamente focado no andamento e nos resultados da atividade. Ontem, os aprendizes percorreram todo o processo logístico para entrega de um kit de medicamentos em 12 farmácias (se me lembro bem). Tendo recebido um treinamento pelas 2 empresas envolvidas, os participantes partiram para a execução, com os locais de entrega sendo pontuados de acordo com a distância, havendo perda de pontos caso as regras da empresa fossem quebradas (mau manuseio dos produtos, excesso velocidade, quebra de regras de trânsito e etc.).

Não bastasse a beleza dessa prova pela dificuldade, o programa de ontem ainda teve um atrativo a mais: depois da polêmica da sala de reunião passada, onde Henrique foi enquadrado pelas mulheres como mentiroso e machista, Fernanda, uma de suas detratoras mais enfáticas, foi líder da prova. E aí, parabéns para o cara, que soube fazer política da boa vizinha como poucas vezes eu vi. Ao chegar ao Hilton, estendeu a mão para Fernanda (que se recusou a apertá-la, embora não tenha conseguido esconder a cara de espanto e decepção quando o viu entrar. Com certeza ela percebeu ali o quanto havia se prejudicado em tentar derruba-lo sem fundamentos), ouviu calado novas ameaças dela e das demais e colaborou sem tumultos na prova. Com ela na liderança, seria muito fácil ele tentar sabotá-la, mas fez o contrário e mais uma vez saiu-se bem sala. Coincidência ou não, Fernanda teve uma liderança desastrosa e foi a responsável direta pela perda da prova, uma vez que ao dirigir um dos Doblôs, avançou um sinal vermelho e perdeu 4.000 pontos. A ironia: se não tivessem perdido estes pontos, teriam ganho a prova com uma vantagem de 1.000 sobre a outra equipe...

A sala de reunião foi ótima, com um Roberto Justus obviamente focado em Fernanda, uma vez que nas salas anteriores em que esteve ela presente, sempre soube frisar bem os pontos negativos dos outros membros da equipe. Com o que ocorreu na prova, ficou absolutamente inviável para ela se defender, mesmo tendo ensaiado um novo bate boca com Henrique, que obviamente – mas muito bem embasado – indicou-a para sair quando questionado por Justus sobre sua opção. Como a maioria da equipe culpou-a também, os dois conselheiros foram unânimes nela e os fatos eram mais fortes do que ela, foi demitida.

Espero sinceramente que o ocorrido com Fernanda sirva para a mulherada encerrar de vez esta história de sexo frágil e discriminado. Ficou claro que Fernanda foi pega de surpresa pelas atitudes de Henrique, que simplesmente derrubaram todos os argumentos delas sobre preconceito e o fortaleceram frente a Roberto Justus. Pode até ser que tenha rolado algum esporro básico da produção, pois este tipo de situação fatalmente mudaria o foco do programa. Pelo sim, pelo não, foi o melhor episódio até agora e mantenho minha aposta numa final entre ele e Sandra.

Em tempo: o merchandising ontem foi mais dosado, se comparado com a prova do quiz, patrocinada pela SKY e que nos fez ouvir a todo o momento Roberto Justus falando sobre a qualidade de som e imagem digitais...

Nenhum comentário: