quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aprendiz 5 - O Sócio (Episódio 7)


Episódio emocionante! Ao fim da prova e com o anúncio do vencedor, eu já pensei comigo: “O clima vai esquentar!” E esquentou mesmo. Finalmente temos o aprendiz polêmico de que falei há alguns posts atrás, na pessoa do Henrique. O cara é sinônimo de confusão e mais uma fez conseguiu passar quase incólume ao fogo cruzado dos outros aprendizes com Roberto Justus. Apesar de um arranhão aqui e ali e um puxão de orelha de Justus no final, ele despachou mais um para casa e realmente vai chocar os outros quando retornar ao Hilton, principalmente Patrícia e Andréia que ainda tentam queimar o cara com o papo de arrogância e falta de espírito de equipe. Apesar do esforço das duas - juntamente com Fernanda que foi embora no episódio anterior - elas ainda não conseguiram atingi-lo. Pelo contrário, só dão exposição gratuita a ele junto a Roberto Justus.

A prova de ontem foi do tipo de que mais gosto, pois envolve montagem de campanha de lançamento de um produto, neste caso, uma graxa para sapato. Nessa prova, conhecer bem o produto, a empresa e o público alvo são essenciais. Essa combinação, se bem feita, resulta numa ação assertiva junto ao consumidor e de retorno para a empresa. Cada equipe deveria montar material promocional impresso e um comercial de 30 segundos. Se conseguisse fazer mais do que isso, melhor. Ou seja: a equipe que tivesse uma intimidade maior com publicidade, teria uma vantagem. E quem na equipe Masters sacou da cartola uma baita bagagem nesta área, tendo movimentado milhões no segmento? Ele mesmo: Henrique. Verdade ou não, o cara simplesmente atropelou o líder (que concordou com ele em tudo!) e assumiu a realização da prova. Mais uma vez conflitos surgiram, mas a verdade é que o grupo acatou tudo que ele sugeriu e o trabalho foi feito. Digo isso porque na sala de reunião, o clima era de que o cara fez tudo sozinho e colocou uma arma na cabeça de cada um para que aceitassem.

Se eles foram para a sala de reunião, é óbvio que perderam. Entretanto, algumas coisas podiam ser previstas antes da sala começar:

- Ricardo, o líder, seria demitido. O cara simplesmente abriu mão da liderança e deixou Henrique mandar e desmandar. Que conhece o programa sabe que isso não passa em branco;
- Henrique seria fatalmente acusado de ser o culpado. Como todos os conceitos foram dele, nada mais natural de que todos tentassem tirar o corpo fora.

A única incógnita era como reagiria Justus tendo a equipe pela 3ª vez consecutiva na sala, com Henrique na berlinda novamente e tendo sido mais uma vez o causador da discórdia, uma vez que demiti-lo não seria a alternativa mais justa.

Por mais um episódio mantem-se minha aposta: Sandra x Henrique na final. A equipe de Sandra venceu mais uma vez e Henrique precisa apenas se controlar para não perder a razão com o restante do grupo. As queixas sobre seu atropelo e sua intolerância na hora da execução das tarefas foram ouvidas por Justus, mas até então compreendidas como vontade de fazer, onde é necessário apenas que se coloque um freio. Obviamente Justus vai ter cautela em observá-lo atuando em equipe daqui pra frente, pois um sócio rolo compressor sobre si é a última coisa que ele deseja. Entretanto, alertou-o de que uma mudança drástica de conduta seria perda de personalidade. Em miúdos: o cara incomoda, mete as caras para fazer as provas, mas vem perdendo seguidamente, o que não impede sua evolução na disputa. Afinal, não se trata de uma batalha de equipes, e sim de uma seleção para uma única vaga. Além disso, ainda têm muito aprendiz cabeçudo para sair antes dele. A maior prova disso é que o eliminado desse episódio era o aprendiz melhor graduado de todos (como mostra a figura abaixo), num contraste absurdo com o desempenho mostrado. Mistérios...


Nenhum comentário: