segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Luto Eleitoral

Como estou em pleno luto eleitoral, devido a "brilhante" opção de pouco mais da metade da população carioca, não tenho nem o que dizer. Entretanto, reproduzo aqui texto postado ontem e repetido hoje pelo Ricardo Noblat em seu blog (http://oglobo.globo.com/pais/noblat) sobre o assunto. Abordagem perfeita, mostra o quanto o carioca se equivocou. Uma pena.

Recordar é viver
Rio - Gabeira, um candidato na contramão

Post aqui publicado, ontem, às 14h59m:

"Uma eventual vitória de Fernando Gabeira para prefeito do Rio de Janeiro quebrará sólidos paradigmas que orientam as campanhas eleitorais desde os tempos idos.
De frente para trás: neste momento, as regiões mais densamente habitadas da cidade, principalmente as zonas norte e oeste, estão coalhadas de cabos eleitorais de Eduardo Paes, candidato do PMDB.
Onde a vigilância da Justiça Eleitoral é frouxa (quer dizer: na maioria dos lugares), faz-se boca de urna - embora ela seja proibida. Onde há vigilância, distribue-se bandeirinhas de plástico.
A campanha de Gabeira, por orientação dele, descartou o uso de cabos eleitorais no dia da eleição. Falta material de propaganda. Gabeira levou ao pé-da-letra a promessa de não sujar a cidade.
Na manhã de ontem [sábado], atrás de cartazes, dezenas de pessoas invadiram o comitê central da campanha de Gabeira na avenida Rio Branco. Os únicos que havia estavam colados nas paredes. Foram arrancados.
Paes torturou-se ensaindo para os oito debates que travou com Gabeira no segundo turno. Aluno aplicado, memorizou estatísticas, preparou perguntas capciosas e bolou respostas para tudo.
Gabeira não perdeu muito tempo se preparando para os debates. No dia do último e mais importante, o da TV Globo, passou duas horas trocando figurinhas com seus assessores - sem deixar de atender o celular.
Em uma eleição renhida, candidato bate e apanha. Gabeira só apanhou - e apanhou bastante. Prometera não atacar o adversário - e cumpriu a promessa.
Dá para ganhar eleição em uma grande cidade sem gastar muito? Gabeira apostou que sim. Aceitou doações - desde que pudesse revelar na internet o nome dos doadores e quanto cada um deu.
A mais chulé das campanhas conta com a ajuda de um marqueteiro. Gabeiro foi o marqueteiro de sua campanha. Ninguém escreveu o que ele devia dizer no rádio e na televisão - nem ele mesmo. Improvisava.
Enfrentou o candidato do presidente da República, do governador do Estado e da Igreja Universal amparado por um PSDB que no Rio é raquítico, e por um DEM que não ousa dizer o nome.
Um candidato assim pode se eleger?
Com a palavra os cariocas."

3 comentários:

Anônimo disse...

Para Noblat, Gabeira é praticamente um santo!rsss
Engraçado, o que o gabeira fez, de não sujar a cidade e não fazer ataques pessoais, outros candidatos tb fizeram, como o do PDT, PSOL e PCO, todos de esquerda. Mas a mídia só deu cobertura a essa campaha "limpa e honesta" ao do Gabeira, estranho, né?! pq será?!rsssss
Dirceu.

Anônimo disse...

P/ mim, Gabeira não quebrou nenhum paradigma, na medida em que teve a mídia fazendo sua campanha, não precisou de toda aquela parafernália eleitoral (isso me lembrou a candidatura C. maia em 92, mesmo esquemão). Se não fosse isso, teria mediocremente terminado o 1º turno lá embaixo, onde começou.
Se aproveitando da rejeição a Crivella, a mídia jogou todo o peso na candidatura dele e acabou conseguindo seu real objetivo: Retirar qualquer candidatura de esquerda do segundo turno. Resultado: duas candidatras de direita, iguais, uma representando a direita fisiológica (PMDB), outra a ideológica (PV,PSDB,DEMO). Sim, o PV é de direita, provavelmente seguindo orientação do PV europeu, que tb endireitou. Com isso, houve a total despolitização do debate e a coisa virou uma pura torcida p/ ver quem ganhava. A direita não tem nenhum projeto p/ RJ e ambas candidaturas desprezam o subúrbio carioca, prova disso foi o desentendimento do gabeira com a vereadora do seu campo mais votada na zona oeste. Brigaram pq Paciência não quer receber o lixo do RJ. Paes e Gabeira (PV) eram a favor, coisa que irritou Lucinha. além disso, gab, como um diretista, disse que iria dar um choque de capitaismo ao RJ, ou seja, iria continuar a privatizar e fazer obras, na linha César Maia. faz todo sentido, pois com a vitória de Gabeira, Cesar Maia sairia por uma por e entraria pela outra. Iria ser muito engraçado, ver o gabeira anunciando seus secretários: Rubem Medina, R. César Coelho, Eider Dantas, Solange Amaral, Armínuio Fraga, algum filho de Marcelo Alencar e etc...rssss
Qual seria o "síndico" do RJ é a discussão que a mídia jogava p/ população. Mas isso (infelizmente) era o que menos importava. O que estava em discussão ali é quem se cacifava mais p/ 2010, era isso que estava em jogo, tanto projetos partidários quanto pessoais.
Com a definição o grande derrotado foi o DEMO e o César Maia. O partido definhará ainda mais, pois fatalmente perdará vereadores p/ PMDB. Cesar Maia viu sua candidatura a senador ficar bem mais distante com a derrotad e gabeira. O PSDB não ganhou nem perdeu nada e está refém de Zito, fortalecido na baixada, mas que não expressa o pensamento do partido, pelo contrário, pode até ser um calo
outro derrotado foi Sérgio Cabral, perdeu na baixada, ganhou prefeituras insignificantes no estado, ganhou apertado na cidade, significando que não tem a força que achava e ainda viu seu desafeto, garotinho, crescer. Se complica p/ 2010.
O PMDB se fortalece no estado e vai vender isso caro p/ o PT em 2010.
O PT, pagou o preço por ser arrogante e viu seu partido definhar, além de perder vereadores importantes, como Jurema Batista.
Quem sai vitorioso é Garotinho. Elegeu sua filha na capital que encherá o saco de Paes, elegeu sua mulher em campos, e papará os Royalties da Petro, além de eleger súditos por todo estado.
PCdoB (meu partido), com o apoio a Paes, deve ganhar alguma secretaria e tb deve rolar algum apoio a Jandira, pelo PMDB p/ 2010, que ela tanto precisa, pois a Igreja Católica sempre joga pesado contra ela e o PC. Lula tb é outro fortalecido, mas terá problemas com o PMDB a nível nacional ( mais do que já tem!rs)
P/ mim, quem tb saiu derrotado foi a esquerda como um todo, mais precisamente a esquerda mais à esquerda, se isolou e desapareceu (exceção ao PCdoB).
Como vc deve ter visto na tv, votamos em Paes. Claro, por pura tática política.
Ah! e claro, quem sai fortalecidíssimo é Gabeira. Pode sohar com quase tudo em 2010. Acho que ele vai ficar entre ser senador ou candidato a governador. Altísims chances de se eleger e fortalecer novamente a direita aqui no RJ. Não se abalou com a derrota eleitoral nem um pouco, já que sua vitória política foi muito grande. Aliás, hoje estava nadando na piscina do Flamengo!rss
(P/ mim, o melhor da política são essas análises. eu fico até calmo!!rsssssssss)
Grande abraço!

Anônimo disse...

Esqueci de dizer que gabeira teve uma equipe de marketeiros sim, ao contrário do que o Noblat falou e eles pisaram na bola feio, atrapalhando a candidatura do Gab ao colocar só artistas na tv, p/ tentar fazer a cabeça do povão. Isso sim tb é uma legítima prática poltítico-eleitoreira antiga. Mas o Noblat resolveu fechar os olhos p/ isso tb.
Dirceu.
Essas 3 são minhas, esqueci de por meu nome na segunda.
[]'s