Coragem para Continuar: Nightwish


Para quem não conhece, o Nightwish é uma banda finlandesa formada em 1996 e que, ao longo de 6 discos, conseguiu construir uma carreira de sucesso mundial. Grande parte deste sucesso deu-se pela originalidade do trabalho vocal da bela Tarja Turunen, quase totalmente voltado para o canto lírico, fazendo do estilo do grupo uma referência mundial para bandas com vocais femininos. Inclusive, é muito comum as pessoas associarem o Nightwish ao Evanescence, um nome mais pop e famoso, embora uma não tenha nada haver com a outra. O Nightwish surgiu bem antes e se caracteriza por músicas com muitos teclados, o que dá um ar sinfônico ao som, somado ao peso natural do Metal. A música é, ao mesmo tempo, cheia de atmosferas belas, densas e pesadas.

O grande lance é que, no auge do sucesso da banda, o tecladista, compositor e líder da banda, Tuomas Holopainen, despediu a vocalista sob a alegação de divergências empresariais (leia-se "dinheiro") e de convivência com a banda. Isso pegou todo mundo de surpresa e desde então (Out/2005) todo o tipo de especulação com o nome da banda foi feito: fim do grupo, retorno da Tarja, mudança de estilo, declínio e etc. A dúvida maior era: como substituir uma cantora do porte da Tarja? Colocar uma igual (o que faria Tuomas assumir que ela era insubstituível) ou ter a coragem de mudar o estilo com uma cantora totalmente diferente (o que reforçaria a condição de que ele é o Nightwish, e não Tarja)?

A resposta veio no início deste ano com o anúncio da nova vocalista Anette Olzon, que, com a divulgação de algumas novas músicas, mostrou que não é igual a Tarja... Para desespero dos fãs radicais, Anette tem uma bela voz, mas não tem os mesmos recursos operísticos que Tarja usava brincando. Entretanto, é inegável que a voz da moça tem um timbre agradabilíssimo e com certeza fez um trabalho sensacional no novo album da banda "Dark Passion Play", que deve sair agora em Setembro no mundo todo. Para que vcs possam decidir quem é a melhor (ou não: para mim, ambas são espetaculares), coloco aqui um vídeo de cada uma. Tarja aparece no clip da música "Nemo", que consta no CD "Once" de 2004, e que foi um grande sucesso, com uma turne imensa e devidamente registrada no DVD "End of an Era". Anette aparece em seguida no novíssimo clip "Amaranth", que vai estar em "Dark Passion Play". Ouçam e me contem suas opiniões!


"Nemo"


"Amaranth"

Comentários

Unknown disse…
Brincadeira naum...viciei nessa parada de Nightwish!
Vai ter q alimentar meu vício agora pq a culpa é tua!!!
rs*
bjuuuuu
Emotions Day disse…
Boa matéria melhor do que aquela foto, daquela pessoa que não quero falar o nome, estava muito pessoal.
Mas realmente é muito diferente esta nova vocalista, será que vai da certo, porque quem gostava de ouvir a Tarja e o Nightwish de antes, pode achar muito diferente.
Porém para quem não estava tão acostumado a música é bem legal e a voz dela é maneirinha.
Valeu!!!
bj,bj,bj,bj,bj
Esposa

Postagens mais visitadas deste blog

"Assim como são as Pessoas, são as Criaturas"

SINAF - Marketing do Além

Classic Movies: "A NEGOCIAÇÃO" ("The Negotiator")